top of page

A Terra pede socorro! Que planeta deixaremos às futuras gerações?

  • Loise Durães
  • 18 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Foto de Francis Pérez.

Um estudo publicado pela revista PLoS Biology, cientistas estimam que na Terra exista cerca de 8,7 milhões de espécies, com margem de erro de 1,3 milhão a mais ou a menos. Apesar do tamanho da margem de erro, é o cálculo mais preciso já feito sobre a presença de vida no planeta. Até então, as estimativas giravam entre 3 milhões e 100 milhões.

No entanto, o crescimento da humanidade, a alta produção e a falta de descarte correto dos resíduos gerados pelo ser humano têm causado grandes danos ao Meio ambiente. O ser humano é ao mesmo tempo algoz e agente solucionador do problema ambiental.

O ser humano é o único ser capaz de determinar o seu próprio destino de maneira racional. O planeta Terra pede socorro. A crise energética e de recursos naturais, especialmente hídricos, já é uma realidade. A mudança de comportamento em busca da sustentabilidade não é uma escolha, mas uma questão de sobrevivência.

O trabalho, coordenado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa), divulgado no Fórum Mundial da Água, trouxe dados extremamente preocupantes. Segundo o estudo estimou que pelo menos 25 milhões de toneladas de resíduos são despejadas por ano nos oceanos. E a maior parte disso – 80% – tem origem nas cidades, em razão de uma má gestão dos resíduos sólidos.

O valor é um pouco mais alto do que estimativas mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontam algo em torno de 8 milhões de toneladas de lixo plástico entrando nos oceanos todo ano. Segundo a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. E até 2050 pode haver mais plástico do que peixes no mar.

“O lixo no ambiente marinho já é um desafio global semelhante às mudanças climáticas. E o problema, que vai muito além daquilo que é visível, está presente em quase todas as áreas costeiras do mundo, trazendo desequilíbrio tanto para a fauna e flora marinhas e comprometendo esse recurso vital para a humanidade”, afirmou o presidente da Iswa Antonis Mavropoulos.

Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra. O planeta Terra é coberto por uma grande área de oceanos e mares. Aproximadamente 71% do planeta são compostos por água salgada. A relação entre oceano e atmosfera ajuda a equilibrar a temperatura do planeta.

Não utilize embalagens plásticas descartáveis, troque as sacolas plásticas por ecobags (sacolas permanentes produzidas com algodão), recuse canudos plásticos, troque garrafas e copos descartáveis por garrafas e copos reutilizáveis, recicle.

Precisamos nos unir em prol de um mundo mais sustentável, pequenas atitudes que mudam o mundo!

Referências Bibliográficas

Cientistas calculam quantas espécies

http://agencia.fapesp.br/cientistas_calculam_quantas_especies_existem/14383/

Oceanos recebem 25 milhões de toneladas de lixo ao ano https://exame.abril.com.br/ciencia/oceanos-recebem-25-milhoes-de-toneladas-de-lixo-ao-ano/

GUERRA AO PLÁSTICO

http://tvcultura.com.br/videos/65231_materia-de-capa-guerra-ao-plastico-27-05-2018.html

As influências do ser humano no meio ambiente e seus reflexos no âmbito jurídico .

https://jus.com.br/artigos/45582/as-influencias-do-ser-humano-no-meio-ambiente-e-seus-reflexos-no-ambito-juridico

40 simples atitudes sustentáveis para você adicionar ao seu dia a dia

https://awebic.com/ambiente/atitudes-sustentaveis/

 
 
 

Комментарии


Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page