A Terra pede socorro! Que planeta deixaremos às futuras gerações?
- Loise Durães
- 18 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Um estudo publicado pela revista PLoS Biology, cientistas estimam que na Terra exista cerca de 8,7 milhões de espécies, com margem de erro de 1,3 milhão a mais ou a menos. Apesar do tamanho da margem de erro, é o cálculo mais preciso já feito sobre a presença de vida no planeta. Até então, as estimativas giravam entre 3 milhões e 100 milhões.
No entanto, o crescimento da humanidade, a alta produção e a falta de descarte correto dos resíduos gerados pelo ser humano têm causado grandes danos ao Meio ambiente. O ser humano é ao mesmo tempo algoz e agente solucionador do problema ambiental.
O ser humano é o único ser capaz de determinar o seu próprio destino de maneira racional. O planeta Terra pede socorro. A crise energética e de recursos naturais, especialmente hídricos, já é uma realidade. A mudança de comportamento em busca da sustentabilidade não é uma escolha, mas uma questão de sobrevivência.
O trabalho, coordenado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa), divulgado no Fórum Mundial da Água, trouxe dados extremamente preocupantes. Segundo o estudo estimou que pelo menos 25 milhões de toneladas de resíduos são despejadas por ano nos oceanos. E a maior parte disso – 80% – tem origem nas cidades, em razão de uma má gestão dos resíduos sólidos.
O valor é um pouco mais alto do que estimativas mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontam algo em torno de 8 milhões de toneladas de lixo plástico entrando nos oceanos todo ano. Segundo a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. E até 2050 pode haver mais plástico do que peixes no mar.
“O lixo no ambiente marinho já é um desafio global semelhante às mudanças climáticas. E o problema, que vai muito além daquilo que é visível, está presente em quase todas as áreas costeiras do mundo, trazendo desequilíbrio tanto para a fauna e flora marinhas e comprometendo esse recurso vital para a humanidade”, afirmou o presidente da Iswa Antonis Mavropoulos.
Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra. O planeta Terra é coberto por uma grande área de oceanos e mares. Aproximadamente 71% do planeta são compostos por água salgada. A relação entre oceano e atmosfera ajuda a equilibrar a temperatura do planeta.
Não utilize embalagens plásticas descartáveis, troque as sacolas plásticas por ecobags (sacolas permanentes produzidas com algodão), recuse canudos plásticos, troque garrafas e copos descartáveis por garrafas e copos reutilizáveis, recicle.
Precisamos nos unir em prol de um mundo mais sustentável, pequenas atitudes que mudam o mundo!
Referências Bibliográficas
Cientistas calculam quantas espécies
http://agencia.fapesp.br/cientistas_calculam_quantas_especies_existem/14383/
Oceanos recebem 25 milhões de toneladas de lixo ao ano https://exame.abril.com.br/ciencia/oceanos-recebem-25-milhoes-de-toneladas-de-lixo-ao-ano/
GUERRA AO PLÁSTICO
http://tvcultura.com.br/videos/65231_materia-de-capa-guerra-ao-plastico-27-05-2018.html
As influências do ser humano no meio ambiente e seus reflexos no âmbito jurídico .
https://jus.com.br/artigos/45582/as-influencias-do-ser-humano-no-meio-ambiente-e-seus-reflexos-no-ambito-juridico
40 simples atitudes sustentáveis para você adicionar ao seu dia a dia
https://awebic.com/ambiente/atitudes-sustentaveis/
Комментарии